terça-feira, 5 de junho de 2012

As estranhas luzes da Montanha Brown


Editora Globo
A Montanha Brown, localizada no norte da Carolina do Sul, não parece ter nada de especial, sendo relativamente baixa e nada bonita. No entanto, turistas passam por ela todos os dias. O motivo? Todos querem ver as famosas luzes que, misteriosamente, são emitidas no local. 
 

As luzes são tão famosas que até já apareceram em um episódio de Arquivo X, em 1999. O mais impressionante é que, todas as noites, elas aparecem de forma diferente. Há vezes que são pequenas bolinhas subindo em direção ao céu. Outras vezes, elas aparecem como feixes espiralados que se movem rapidamente.

Por terem formas diferentes todas as noites, a hipótese de serem luzes produzidas pelo homem já foi descartada. Além disso, há relatos antigos sobre o fenômeno, datados do século XIII, feitos por índios que habitavam a região.

Lendas regionais
Os nativos acreditavam em uma lenda que afirma que as luzes são os espíritos perdidos de guerreiros Cherokees e Catawaba que se enfrentaram em uma batalha sangrenta. Outra versão diz que as luzes seriam as viúvas dos guerreiros indígenas, procurando até hoje por seus maridos.

Outra lenda, um pouco mais recente, é datada de 1850 e diz que as luzes são sinais que o espírito de Belinda, uma mulher assassinada por seu marido e enterrada na montanha, enviava para que seu corpo fosse encontrado. 
Explicações da ciência

A ciência, no entanto, tem outras hipóteses. Uma delas afirma que as luzes são geradas pela combustão de gases emitidos pelo solo. Mesmo assim, o solo da Montanha Brown já foi estudado e nenhum sinal de um químico que poderia causar o efeito foi encontrado. Outra possibilidade são os raios-bola, luzes do tamanho de uma laranja que aparecem durante tempestades e podem durar alguns minutos. Mas os avistamentos na Carolina do Sul acontecem, principalmente, durante noites limpas.

Uma coisa é certa: as luzes existem. E se você estiver passando pela Carolina do Sul e quiser conferir o fenômeno, basta torcer por uma noite limpa e, de preferência, sem luar. O melhor horário para observa-las é entre as 22h e as 2h da manhã e os habitantes locais dizem que elas são mais freqüentes em setembro e outubro.

Também existem planos para abrir um tour das luzes misteriosas – visitantes pagariam uma taxa para ouvir uma palestra e depois serem levados até os melhores lugares para avistar o fenômeno.
Confira o primeiro vídeo que registrou as luzes da Montanha Brown:

Fonte: Revista Galileu.

Nenhum comentário: