sábado, 16 de fevereiro de 2013

Escurinhos e silenciosos, teatros escondem curiosas histórias de fantasmas.


Teatro parece um lugar só de artista. Mas alguns garantem que é também a casa de muitos fantasmas! Deve ser porque as mansões abandonadas entraram em extinção, e os teatros -escurinhos e silenciosos- são um ótimo lugar para dar sustos.
Calma, nem toda alma penada gosta de assustar. A lenda diz que algumas estão mais preocupadas em cantar ópera. E que outras, como as bailarinas fantasmas, só querem rodopiar feito pião pelos palcos.
Porém o velho fantasma não desapareceu! Há quem acredite que esse especialista em sustos ainda prega suas peças. E que ele fica esperando o melhor momento para arrastar as correntes ou fazer o piano tocar sozinho.
Ópera de outro mundo
Dizem que o Teatro Amazonas (AM) tem um batalhão de fantasmas. Ou melhor, um elenco. No dia do aniversário da casa, todos se encontram para uma apresentação especial da ópera "La Gioconda". E deve ser bem bonito. Afinal, a maior parte das assombrações é composta por artistas que morreram de febre amarela e outras doenças da floresta.
A bailarina sem cabeça
Certa vez, uma bailarina subiu no palco do Theatro da Paz (PA) e começou a se alongar. Vestia sapatilhas e tudo a que uma dançarina tem direito. Só faltava uma coisinha: a cabeça! Diz a lenda que essa bailarina já foi vista por um monte de gente. Até mesmo durante alguns espetáculos, quando ela aparece rodopiando calmamente pelo palco.
O fantasma do maestro
O maestro Cláudio Santoro morreu dentro do Teatro Nacional (DF) em 1989, enquanto ensaiava a orquestra. Os funcionários contam que, até hoje, um homem de chapéu e bengala anda pelo teatro e logo desaparece. Exatamente com as mesmas roupas com que o maestro costumava se vestir.
Ilustração Rebeca Luciani
Bailarina fantasma
Com um vestido todo azul, a bailarina fantasma já foi vista várias vezes dançando no palco e passando pelas cadeiras da plateia do Theatro José de Alencar (CE). Foram tantos os relatos que ela até virou livro. "A Bailarina Fantasma", de Socorro Acioli, conta a história da menina Anabela, que precisa solucionar o mistério da dançarina.
Desculpe, perdi a cabeça...
Falam que o fantasma do Teatro Castro Alves (BA) tem a cara da Bahia: adora brincar e pregar peças. Segundo a história, ele procura uma vítima e, na frente dela, perde a cabeça --literalmente. Esse é o truque de que mais gosta. Quando tentam pegá-lo, a assombração desaparece com uma risada.
Instrumentos assombrados
Quando apagam-se as luzes e fecham-se as cortinas, há quem diga que os instrumentos do Teatro Deodoro (AL) começam a tocar. Os serrotes e os martelos da manutenção ganham vida. As cortinas abrem e fecham sem parar. Mas ninguém nunca viu fantasma ali, não. Eles são bem discretos e cuidadosos.
Cuidado ao fazer xixi
Quando as apresentações terminam e Seu Oscar vai fechar o banheiro do Theatro São Pedro (RS), ele diz que uma mulher alta, muito bonita e de vestido preto sai do vaso sanitário.Caminha até a pia e desaparece logo em seguida. Ele é a única pessoa que já viu o fantasma. Um dia, até tentou conversar, mas parece que a moça não quer papo.

Fonte: Folhinha.