terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A ilha das bonecas


No Sul da Cidade do México, região rural de Xochilmilco, existe uma ilha com várias árvores cheias de bonecas penduradas que possui uma história um tanto quanto macabra.
5058675344_b24ed96bc8
Tudo começou em 1952, quando uma garotinha deixou sua querida boneca cair em um rio da região, infelizmente, quando tentou pega-la, a menininha escorregou e morreu afogada. A cidade é pequena, por isso, todos conheciam a garotinha e sua família.O luto foi enorme.
Um tempo se passou, e muitos moradores que viviam perto do local do acidente começaram a5escutar choros de crianças. Foi então que um desses moradores, Julián Santana Barrera, entendeu nos murmúrios alguma coisa do tipo: “minha boneca”. A garota havia morrido, mas sua alma, infelizmente, ainda habitava o local.
Ao ouvir isso, Julián viu uma boneca flutuando na água próxima a ele, e então ele decidiu pendurá-la em uma árvore, foi então que a voz lamentosa parou de soar durante a noite e os moradores conseguiram uma noite de sono tranquila.
Barrera, então, transformou o lugar em um pequeno santuário, a fim de dar paz à pobre menina, e ainda pendurou outras bonecas que encontrava, algumas não possuíam algumas partes do corpo, o que tornou o local ainda mais assustador.
01
Quando depois de um tempo, as vozes da menina voltaram a ecoar pelo vilarejo, como toda criança, ela havia enjoado das bonecas que estavam penduradas e queria mais. 
Todos os moradores decidiram, então, colocar uma nova boneca no local de tempos em tempos. 
Cinquenta anos após a tragédia, Julián falece, ou melhor, morre afogado, igualmente à menininha.
Dizem que, após sua morte, não se ouviram mais vozes ou choros, mas mesmo assim a tradição continuou e, depois de tudo isso, o lugar ficou conhecido como Ilha das Bonecas, e, até hoje, recebe cerca de 40 turistas por dia.


Fonte: Minilua.