sábado, 19 de maio de 2012

Triângulo do dragão


Mar do Diabo (魔の海 Ma no Umi), Triângulo do Dragão ou do Pacífico é uma região do Pacífico ao redor da Ilha Miyake, cerca de 100 km ao sul de Tóquio. Um dos lados do triângulo pode estar na ilha de Guam. Apesar de o nome ser usado pelos pescadoresjaponeses, não aparece nas cartas náuticas.
Na cultura popular, especialmente nos Estados Unidos, acredita-se que o Mar do Diabo possa ser, junto com o Triângulo das Bermudas, uma área onde barcos e aviões desaparecem sob circunstâncias misteriosas. Os japoneses, por outro lado, não consideram o Mar do Diabo como sendo mais misteriosa ou perigosa do que outras águas costeiras do Japão.
Ao contrário de algumas declarações, nem o Mar do Diabo nem o Triângulo das Bermudasestão localizados na linha agônica, onde o norte magnético se iguala ao norte geográfico. Adeclinação magnética nesta área é de cerca de 6°.
Entre os fenômenos reportados no Mar do Diabo estão as perdas de barcos e aviões (mais do que no Triângulo das Bermudas), numerosos navios fantasmas, barcos não-identificados,OSNIs e perdas de intervalos de tempo.

[editar]
O escritor estadunidense de ficção
 Charles Berlitz escreveu um livro chamado The Dragon's Triangle (O Triângulo do Dragão, 1989). Segundo ele, o Triângulo do Dragão aparece como uma zona perigosa nos mapas japoneses. Também afirma que, nos anos de paz entre 1952e 1954, o Japão perdeu cinco embarcações militares com um total de tripulação desaparecida que supera 700 pessoas. O governo japonês, a fim de saber o motivo da perda de barcos e pessoas, financiou uma embarcação de investigação tripulada com mais de 100 cientistas, para estudar o Mar do Diabo. Depois, a embarcação desapareceu com todos os cientistas, e o Japão declarou a área como zona perigosa.Declaração de Charles Berlitz

[editar]Refutação

Segundo a investigação de Larry Kusche, essas "embarcações militares" eram embarcações de pesca, e alguns deles se perderam fora do Mar do Diabo, tão longe como perto de Iwo Jima (1000 km ao sul do Japão). Também assinala que, naquela época, a cada ano se perdiam centenas de barcos de pesca ao redor do Japão.
A embarcação japonesa de investigação que Berlitz mencionou, chamado Kaiyo Maru nº 5, com uma tripulação de 31 pessoas a bordo (não 100), foi destruída por uma erupção em 24 de Setembro de 1952, em uma missão de investigação sobre a atividade de um vulcão submarino, o Myōjin-shō, a uns 300 km ao sul do Mar do Diabo. Alguns restos foram recuperados.

[editar]Curiosidade

Curiosamente, o Triângulo das Bermudas situa-se diretamente na mesma linha de latitude do triângulo do dragão, 35 graus, levando muitos pesquisadores a acreditar que exista um Buraco de minhoca, um tipo de túnel que poderia ligar o Triângulo das Bermudas com o Triângulo do Dragão, dando a entender que um dos dois triângulos serve como buraco negro e o outro como um buraco branco.
Abaixo veremos um documentário acerca do Triângulo do dragão:
Parte 1

Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7

Doppelgänger




     
 segundo as lendas germânicas de onde provém, é um monstro ou ser fantástico que tem o dom de representar uma cópia idêntica de uma pessoa que ele escolhe ou que passa a acompanhar (como dando uma ideia de que cada pessoa tem o seu próprio). Ele imita em tudo a pessoa copiada, até mesmo as suas características internas mais profundas. O nomeDoppelgänger se originou da fusão das palavras alemãs doppel (significa duploréplica ou duplicata) e gänger (andanteambulanteou aquele que vaga).

[editar]Controvérsia

Existem muitas controvérsias sobre como esta criatura misteriosa é tratada: uns dizem que ela anuncia maus agouros, enquanto outros ditam que é uma representação acentuada do lado negativo de uma pessoa. No primeiro caso, diz-se que ver o seu própriodoppelgänger é um sinal de morte iminente, pois a lenda reza que a pessoa está vendo a sua própria alma projetando-se para fora do corpo para assim embarcar para o plano astral. Em outras circunstâncias, se o Doppelgänger é visto por amigos ou parentes, isso é um anúncio de má sorte ou de problemas emocionais que se aproximam. No segundo caso, há quem diga que ele assume o negativo da pessoa para tentar sobre a mesma uma influência negra, de modo a converter a pessoa a fazer coisas cruéis ou simplesmente coisas que ela não faria naturalmente. Ainda existem aqueles que especulam que o doppelgänger seja um tipo de "conselheiro" invisível para a pessoa, seja dando avisos ou implantando idéias. Dado este plano, acredita-se que o doppelgänger somente é visível para quem o tem, e mesmo em tal circunstância ele só pode ser visto espiritualmente, pois ele não se reflete em espelhos ou qualquer superfície física. Estima-se também que cães e gatos podem ver os doppelgänger dos seres humanos, embora isso seja ainda não comprovado. Em parte há quem credite o doppelgänger como sendo o polar oposto de seu dono, ou seja, se a pessoa é boa, odoppelgänger é mau, ou o oposto.

[editar]Visão científica

O fenômeno Doppelgänger, segundo os meios científicos, é provocado pelo mau funcionamento da junção temporo-parietal, uma região do cérebro responsável pela integração de várias sensações (táteis, visuais e de posicionamento do corpo) que constantemente chegam ao cérebro, "montando" a forma pela qual se entende o mundo e o posicionamento do corpo em relação ao que está ao redor. O mau funcionamento dessa região pode, portanto, acarretar o desacoplamento da percepção inconsciente do corpo e da sua representação no espaço. Quando as sensações táteis, de equilíbrio e visuais não coincidem entre si, a compreensão da localização do corpo e do que é pessoal ou extrapessoal perde-se, e tem-se a origem da intrigante sensação autoscópica ou extracorpórea, o que poderia explicar a visão do Doppelgänger.

[editar]Casos famosos

Sempre houve relatos sobre pessoas (célebres ou não) que afirmam terem visto o que poderia ser o seu Doppelgänger. Um possível caso de Doppelgänger seria o da professora Emilie Sagée, de 32 anos. Ela alega ter visto seu Doppelgänger do outro lado da janela dasala de aula onde lecionava.
Os seus alunos também viram o Doppelgänger da professora e ficaram chocados. O Doppelgänger da professora apareceu quando ela escrevia no quadro-negro. Seu Doppelgänger já aparecia regularmente no refeitório e nos corredores da escola. Esse acontecimento resultou na demissão da professora. O caso foi contado pelo escritor americano Robert Dale Owen.
Na série de televisão The Vampire Diaries, há um caso de Doppelgänger, contudo a Doppelgänger é vista apenas como uma cópia. A protagonista (Elena Gilbert) é Doppelgänger da antagonista (Katherine Pierce). No episódio da terceira temporada Bringing Out The Dead é revelado que Katherine Pierce é a Doppelgänger de "Tatia", a garota que, por ter sido usada em um ritual que envolveu seu sacrifício, teria dado origem as cópias.
Em outra série de televisão, How I Met Your Mother, os cinco personagens principais da trama encontram seus respectivosDoppelgänger em diversos episódios da série. A personagem Lily Aldrin possui uma Doppelgänger stripper, Marshall Eriksen possui um Doppelgänger latino com bigode, Robin Scherbatsky possui uma Doppelgänger homossexual, Barney Stinson possui umDoppelgänger médico e Ted Mosby possui um Doppelgänger lutador latino de campeonatos de humanos versus robôs.
Nas séries de televisão, Stargate SG-1 e Stargate Atlantis, se vê os dois tipos de Doppelganger. Enquanto que em SG-1, o Doppelganger sai de um cristal e tenta curar o emocional do personagem Jack O'Neill, em Atlantis, o Doppelganger que sai de um cristal similar tem características sombrias. Ele não assume corpo próprio, mas em contrapartida, se move entre os corpos, causando pesadelos aterrorizantes.
No jogo Tomb Raider: Underworld, Lara Croft possui uma Doppelgänger com vontades próprias, diferentemente de sua primeira, deTomb Raider: Anniversary e Tomb Raider, que executava os exatos mesmos movimentos de Lara.
Consta também no jogo "Devil May Cry 3", onde em uma determinada fase você enfrenta o seu 'lado oposto' todo negro, envolto em sombras. Ao vencer a batalha você recebe o poder Doppelganger, onde uma cópia sua aparece atrás do inimigo copiando seus golpes.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.