quinta-feira, 21 de junho de 2012

São Jorge




Santo de grande devoção popular, padroeiro da Inglaterra, de Aragão e Portugal. Crê-se que foi martirizado em Lydda, na Palestina. Não há razão de se supor que a ele se tenha referido a história eclesiástica de Eusébio, tanto quanto tem sido desacreditada a assertiva de Gibbon de tratar-se de Jorge da Capadócia, oponente de Atanásio.

Do séc. XI em diante, tornaram-se muito populares várias lendas sobre sua vida, as quais se foram tornando cada vez mais extravagantes. A história do salvamento da virgem, do dragão, aparecida no fim do séc. XII, e popularizada no século seguinte, deve-se talvez ao fato de que a lenda clássica de Perseu e Andrômeda se refere a Jaffa ou Arsuf, não longe de Lydda.

São Jorge ficou conhecido na Inglaterra, pelo menos a partir do séc. VIII; não está clara, porém, a razão por que se tornou seu patrono. Sem dúvida, os cruzados que voltavam de suas campanhas popularizaram seu culto (diz-se que foi visto ajudando os cruzados no cerco de Antioquia, em 1098), mas é provável que não tenha sido reconhecido como tal até ter sido feito patrono da então recém-fundada Ordem da Jarreteira, pelo rei Eduardo III.

Em Portugal, sua devoção parece ter sido introduzida pelos cruzados ingleses que auxiliaram D. Afonso Henrique na conquista de Lisboa, em 1147. D. João I, o fundador da dinastia de Avis, foi grande devoto de São Jorge e o fez patrono nacional, em substituição a Santiago, que já o era dos castelhanos. Ordenou que sua imagem eqüestre figurasse na procissão de Corpus Christi (1387).

Também no Brasil, nessa célebre procissão, era de praxe a presença do santo. Em São Paulo tal costume perdurou até 1872, quando a Imagem, desequilibrando-se do andor, caiu sobre um soldado, matando-o. No Rio de janeiro, a Irmandade de São Jorge mantém uma Igreja, de afluência popular, na praça da República. Sua festa era celebrada a 23 de abril, mas na reforma do calendário litúrgico, em 1969, o papa Paulo VI determinou que são Jorge fosse comemorado a 1o de janeiro.

Nenhum comentário: